Uma das maiores preocupações do setor logístico refere-se à segurança das cargas, principalmente quando saem para entrega. Dado que, o transporte rodoviário é o que mais corre risco de roubos e extravios, e por isso, é fundamental contar com ferramentas que garantam maior segurança, como o sistema de rastreamento de carga.
Dessa forma, a partir do rastreio de carga é permitido que a equipe logística e o cliente saibam exatamente onde está a mercadoria. Sendo o dispositivo de GPS o mais utilizado pelas transportadoras para enviar informações em tempo real tanto por mensagem SMS, como por e-mail.
Posto isso, a seguir listamos 7 motivos para possuir o rastreamento de carga, acompanhe e saiba tudo!
1 – Reduz Riscos
Certamente, um dos motivos principais de possuir rastreador é por conta da redução de tentativas de roubos e extravios de mercadorias. E mesmo que isso ocorra, a seguradora consegue usar o sistema para saber onde o caminhão está e recuperar parte ou toda carga.
Além disso, é possível evitar avarias nos produtos, pois frenagens bruscas são registradas. Ainda assim, evitam-se erros na rota que prejudiquem o prazo de entrega.
2 – Gera diversos benefícios
Geralmente o uso de sistemas como o rastreamento resulta em diversos benefícios no transporte de carga, além do aumento na segurança já mencionado.
Dentre esses benefícios estão a otimização do custo do transporte, aumento da transparência, maior sustentabilidade já que se evita desperdício de combustível, diminuição dos riscos, entre outros.
3 – Redução de custos
Com a adoção de controle da rota a partir do rastreamento, torna-se viável garantir que o motorista siga um trajeto com menos pedágios, menos trânsito e menor percurso. Ou seja, há uma significativa economia, visto que reduz gastos com combustível, com pedágios, agiliza as entregas e aumenta a satisfação dos clientes.
4 – Maior visibilidade da operação
Devido o auxílio da tecnologia é possível acompanhar todas as etapas da viagem em tempo real. Sendo assim, caso haja algum imprevisto é permitido tomar medidas para negociar prazos com o cliente e assim coordenar as unidades para prováveis atrasos ou adiantamentos.
Por essa razão, este pode ser um diferencial competitivo muito importante, uma vez que, com a maior eficiência dos processos garante a satisfação dos clientes.
5 – Garante mais agilidade
Em geral, o rastreamento de carga conta com indicadores de falhas, o qual notifica problemas no percurso e oferece maneiras de corrigi-los.
Assim também, dispõe de um alarme de risco que emite sinais de aviso caso ocorra algum tipo de problema durante a viagem. Além de permitir que a transportadora aja com mais prontidão caso necessite trocar o veículo ou a rota, assegurando que o prazo de entrega não seja afetado.
6 – Mensuração do desempenho dos motoristas
Outro importante fator que o sistema de rastreio favorece é a capacidade de mensurar o desempenho de cada motorista. Considerando alguns problemas como paradas não programadas, desvio de trajeto, dentre outros.
Desse modo, os gestores identificam quais motoristas precisam de treinamentos e instruções, principalmente com o intuito de evitar incidentes relacionados à má condução.
7 – Maior satisfação e fidelização dos clientes
Possuir um rastreamento de carga já dá maior tranquilidade em relação ao transporte de mercadorias. Entretanto, como o principal objetivo deste sistema é a garantia de entrega no prazo e com segurança, consequentemente o resultado disso será a fidelização dos clientes. Pois, a confiança deles aumentará em relação aos serviços da transportadora, satisfazendo assim suas necessidades.
Portanto, esses são apenas alguns dos principais motivos de possuir o rastreamento de carga. O qual faz toda diferença para a transportadora, assegurando a qualidade, pontualidade e segurança nos serviços de entrega.