A etapa logística conhecida como picking, isto é, a separação de pedidos, é considerada uma das fases mais críticas do processo do setor logístico, ainda mais em centros em distribuição e armazéns. Logo, trata-se da atividade que busca localizar e coletar os produtos certos, nas quantidades exatas, a fim de atender a um pedido. Assim sendo, a eficiência nessa etapa é um fator primordial e que impacta diretamente o tempo de entrega e os custos operacionais.
Neste contexto, a Transtour aborda a importância da etapa picking no processo logístico e como otimizá-lo.
O que é o processo picking?
O processo picking refere-se a separação de produtos em um armazém ou centro de distribuição com intuito de atender a um pedido específico. Sendo assim, entende-se esta etapa como aquela que realiza a localização, a coleta e bem como a organização dos itens solicitados por um cliente, ou ainda, para abastecimento interno.
Logo, o picking faz parte da logística interna, onde geralmente ocorre após o pedido ser gerado e antes das etapas de embalagem e expedição. Por isso, depende diretamente de um estoque bem organizado e interfere no tempo de envio e na satisfação do cliente.
Importância do Picking no processo logístico
Impacto nos custos operacionais
Em geral, o picking representa cerca de 60% dos custos operacionais de um armazém, sobretudo quando as operações são realizadas manualmente. Além do que, a falta de eficiência nesse tipo de processo leva a retrabalhos, desperdícios e atrasos.
Influência na satisfação do cliente
Separações quando incorretas podem causar erros nos pedidos e, consequentemente, gerar devoluções e insatisfação dos clientes. Desse modo, os cuidados com os pedidos é um aspecto que forte influência na qualidade dos serviços prestados e bem como na satisfação dos clientes.
Velocidade de entrega
É válido ressaltar que a etapa picking eficiente proporciona diversos benefícios como a redução no tempo entre o recebimento do pedido e a expedição, sendo isso, considerado crucial para as operações just in time.
Integração com outras etapas logísticas
O picking normalmente está ligado diretamente a outras etapas como estoque, embalagem e expedição. Em razão disso, percebe-se que qualquer falha compromete toda a cadeia logística.
Como otimizar o processo de picking
Escolha do método de picking adequado
Picking discreto: um pedido por vez (mais simples, porém menos eficiente).
Batch picking: múltiplos pedidos com itens semelhantes, aumentando a produtividade.
Zone picking: separação por zonas específicas do armazém, ideal para grandes volumes.
Wave picking: combinação dos métodos acima com programação por “ondas” de separação.
Organização e layout do armazém
Os produtos de maior giro devem ser posicionados em áreas de fácil acesso, conforme a regra de Pareto. Com isso, busca-se minimizar o tempo de deslocamento dos operadores por meio de um layout eficiente.
Uso de tecnologia
WMS (Warehouse Management System): gerencia a localização dos produtos e otimiza rotas.
RFID e códigos de barras: aumentam a acuracidade da coleta e reduzem erros manuais.
Capacitação dos colaboradores
Com treinamentos constantes garante-se mais produtividade e menos erros nas operações. Além disso, recomenda-se bonificações por desempenho e ergonomia adequada, principalmente para evitar fadiga e aumentar a eficiência.
Análise e melhoria contínua
A partir do monitoramento do processo picking, com indicadores de tempo da execução das atividades, índice de acuracidade e produtividade por operador, permite-se assegurar uma melhoria contínua das operações. Assim como, aplicar conceitos importantes de Lean Logistics e Kaizen com intuito de eliminar desperdícios.
Portanto, a etapa picking é um elemento essencial nas atividades logísticas, como também uma grande oportunidade de obter maior efetividade. Por isso, a adoção de estratégias visando otimizar o processo é de suma importância para torná-la mais ágil, econômica e confiável.