Transtour Explica: Torre de Controle Logístico como Diferencial Competitivo

01 de abril de 2021
Capa Transtour torre de controle

Certamente, um dos maiores diferenciais competitivos no setor logístico trata-se do uso de tecnologias inteligentes que auxiliam no processo de monitoramento. Pois, o acompanhamento dos processos principalmente em tempo real garante uma boa experiência aos clientes, resultando em sua maior satisfação, exemplo disso é a torre de controle logístico.

Dessa maneira, uma tecnologia que atende esses requisitos, auxilia e proporciona melhores resultados é a torre de controle logístico. Além do mais, amplia os resultados em desempenho, centraliza e coordena integralmente os processos, e ainda possibilita mais eficiência e rapidez.

Posto isso, para que possa entender melhor este assunto, a seguir, a Transtour explica mais sobre a torre de controle logístico como diferencial competitivo.

O que é torre de controle logístico?

A torre de controle logístico nada mais é que a criação de uma central de integração, que auxilia na união de todas as informações necessárias relacionados ao gerenciamento do processo logístico.

Sendo assim, a partir da torre é possível ter uma visão completa de tudo que está acontecendo e em tempo real. Os processos são monitorados, permitindo que tarefas sejam realizadas de maneira assertiva, como por exemplo, no planejamento das demandas, controle das atividades, acompanhamento de cada etapa, resolução rápida dos problemas.

Por essa razão, este método é costuma ser recomendado para empresas que possuem cadeia de suprimento global e apresentam maior complexidade de gerenciamento. Até porque a torre serve como base para tomadas de decisão, já que os gestores identificam o problema e conseguem e consegue resolvê-los de forma ágil.

Características da torre de controle

A saber, para que a torre de controle funcione perfeitamente, é preciso que ela opere a partir de três pilares: tecnologia, pessoas e processos.

Tecnologia – É imprescindível que seja implementado soluções tecnológicas com o objetivo de dar suporte ao processamento de informações. Só para exemplificar, ERP, TMS, sistemas de rastreamento e de comunicação com o motorista, proporcionam uma visão em tempo real das operações.

Pessoas – São os responsáveis pela análise crítica e tomada de decisão a partir das informações e relatórios gerados pela ferramenta tecnológica. Ademais, devem criar estratégias de atuação e soluções dos problemas.

Processos – Esse é o foco de operação da torre de controle logístico, o qual atende diversos processos, como:

  • Planejamento logístico;
  • Pagamento de faturas;
  • Auditoria de fretes;
  • Cotações;
  • Analisar eficiência de entrega;
  • Acompanhamento das cargas.

Atuação no transporte rodoviário de carga

Geralmente a principal área de atuação da torre de controle logístico é no transporte rodoviário de carga, no monitoramento de diversos aspectos, como:

Tempo ocioso e movimentações desnecessárias – neste caso, permite os gestores visualizar rotas que aumentam o custo operacional, assim é possível optar por alternativas inteligentes.

Ociosidade veicular – Analisa informações relacionadas a capacidade do veículo e sobre o seu uso. Além disso, facilita a visualização por parte do gestor em relação a planejamento a fim de evitar casos de ociosidade veicular desnecessária e negativa.

Custos operacionais – Trata-se de informações sobres os custos operacionais como o consumo de combustível, insumos, pneus e peças.

Turnover – Auxilia na redução de casos de turnover, o qual avalia a aplicação de melhorias na jornada de trabalho dos motoristas e da equipe operacional.

Benefícios da torre de controle

De certo modo, o principal benefício resultante do uso da torre de controle é a redução de custos nas operações. Pois, a solução auxilia na otimização de entregas e regimes internos, evitando assim desperdícios de recursos.

Cria oportunidades de ganhos e visibilidade, isso porque permite o aumento da margem de lucro das transportadoras, além de proporcionar rapidez e eficiência, ou seja, é um importante diferencial competitivo.

Portanto, a torre de controle logístico é um importante diferencial competitivo para as transportadoras, ainda mais porque gera diversos benefícios. Por isso, a Transtour dispõe de torre de controle logístico em seus processos, o qual garante qualidade, agilidade e eficiência do processo.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


Trans Tour, referência em soluções logísticas personalizadas com qualidade, segurança e inovação.

Categorias