6 Cuidados Fundamentais no Transporte de Cargas Refrigeradas

15 de março de 2021

Os processos logísticos de cargas refrigeradas exigem muitos cuidados e atenção por parte das transportadoras. Isso porque, em geral trata-se de alimentos perecíveis e congelados que precisam de certas precauções, a fim de manter as boas condições dos produtos durante o percurso.

Assim sendo, esse tipo de transporte deve ser feito em caminhões frigoríficos que mantém a temperatura ideal tanto no armazenamento, como na manutenção da mercadoria.

Posto isso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir listamos 6 cuidados fundamentais no transporte de cargas refrigeradas, confira:

1 – Conservação da mercadoria

Certamente uma das maiores preocupações no transporte de cargas refrigeradas, é relacionada à conservação destes produtos durante o trajeto. Por isso, exige temperatura adequada, rotas específicas e transporte seguro e ágil.

Além do mais, as embalagens é outro ponto crucial, já que deve ser obrigatoriamente de acordo com produto e suas condições especiais para o transporte, dimensões e natureza.

2 – Transporte correto das cargas

O transporte deste tipo de carga é uma etapa importante e vulnerável, dado que existem condições ideais nas embalagens, armazenamento e preservação. Todavia, é essencial na realização deste serviço possuir veículos específicos com o bom espaço interno e que ofereça lugar para evitar danos às cargas.

Desse modo, alguns cuidados devem ser tomados como por exemplo, cabine separada do baú, piso vedado, paredes lisas, fácil circulação do ar, higienização constante, cargas bem distribuídas, entre outros.

3 – Processo de refrigeração e congelamento

Em relação ao processo de refrigeração e congelamento, estas são as principais ferramentas com a intenção de combater deterioração dos alimentos. E quando há uma refrigeração insuficiente ou desregular, pode ocasionar em problemas na qualidade da mercadoria, ou até mesmo na sua perca.

Por essa razão, a refrigeração e o congelamento são as técnicas indicadas no transporte de cargas refrigeradas, os quais garantem maior eficiência no armazenamento e conservação de perecíveis.

A saber, cada tipo de alimento tem uma temperatura ideal na sua conservação, uma vez que o uso incorreto da temperatura acarretará na sua deterioração. Desta maneira, para que os alimentos estejam refrigerados, em geral a temperatura ideal é entre 0° e 7°, em relação ao congelamento total é aproximadamente abaixo de -18°.

4 – Sistema de refrigeração frigorífica

Geralmente os veículos de transporte para cargas refrigeradas utilizam um sistema de refrigeração mecânica, composto pelos seguintes elementos: compressor, condensador, válvula e evaporador.

Para entender como isso funciona, este sistema é feito por vapores que permitem a circulação contínua de líquidos. Sendo que este líquido quando expandido e evaporado, faz com que o calor seja retirado, ou seja, este sistema é imprescindível neste tipo de transporte.

5 – Rotas

Com relação às rotas percorridas, deve ser planejadas de acordo com que não haja riscos e menos possibilidade de problemas durante o trajeto. Assim, é importante avaliar as rotas oferecidas e escolher aquela que supra as necessidades de entrega e distribuição.

Devido a isso, é recomendado dispor do otimizador de rotas para auxiliar nessa questão. Garantindo a qualidade do serviço, respeitando o prazo de entrega, a partir do menor deslocamento possível, com isso evitam-se atrasos e avarias ao longo do caminho.

6 – Equipe

É importante frisar que a equipe deve ser apta, treinada e qualificada para o recebimento da carga, dado que precisam ser capazes de identificar possíveis avarias nos produtos. Logo, este é um elemento chave no que se diz respeito ao gerenciamento de cargas refrigeradas, a fim de oferecer segurança em todos os níveis da operação.

Portanto, o transporte de cargas refrigeradas exige cuidados fundamentais na sua entrega, distribuição e armazenamento. Os quais quando não realizados corretamente, podem prejudicar a mercadoria ou até mesmo perdê-la e assim causar diversos prejuízos. E a Trans Tour oferece aos seus clientes o transporte de cargas refrigerada com os devidos cuidados e ainda qualidade, segurança e pontualidade.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


Trans Tour, referência em soluções logísticas personalizadas com qualidade, segurança e inovação.