7 dicas Trans Tour sobre cuidados com armazenamento de cargas

27 de outubro de 2020

Dentre as principais atividades realizadas no setor logístico, o armazenamento é o responsável pelo acondicionamento de todas as cargas, com o objetivo de assegurar a eficiência e a qualidade das operações.
Nesse contexto, é primordial que haja cuidados durante a armazenagem das cargas, até mesmo a fim de evitar prejuízos financeiros. Além disso, como resultado obterá mais agilidade e qualidade nas operações para todas as áreas envolvidas no processo.
Dado isso, a seguir veremos 7 dicas da Trans Tour Logística relacionadas aos cuidados com armazenamento de cargas.

1 – Conhecer os tipos de Cargas
A saber, cada tipo de carga exige diferentes formas de armazenamento, e por isso, torna-se essencial entender a partir de suas características como devem ser precisamente armazenados.
Só para exemplificar, diversos materiais como substâncias tóxicas, radiativos, inflamáveis, corrosivas e com alto nível de perecibilidade, carecem ser armazenadas separadamente e conforme as medidas de segurança. Além do mais, necessitam de cuidados específicos com intuito de não comprometer a integridade física dos colaboradores.

2 – Reservar Espaços
Para determinados procedimentos ou materiais é interessante organizar e reservar espaços específicos. Visto que assegura maior controle sobre as mercadorias e relacionado a todo processo.
Devido a isso, evitam-se falhas principalmente quando não houver métodos de inspeção e monitoramento.

3 – Cuidados com a sinalização
Cuidar da sinalização é fundamental no processo de armazenamento, já que assim possíveis erros e problemas serão evitados, permitindo maior segurança aos profissionais envolvidos em cada operação, seja de estocagem, ou de movimentações de cargas.
Diante disso, tanto os avisos como sinais precisam ser bem visíveis com intenção de que consigam acessar e movimentar as cargas sem maiores dificuldades. Assim, além de preservar os funcionários de possíveis acidentes, evita-se que os produtos sofram com avarias.

4 – Análise das embalagens  
A conservação dos produtos está diretamente ligada ao estado da embalagem, isso porque, quando ela permanece intacta as mercadorias tendem a ser conservadas por mais tempo.
Por essa razão, que é imprescindível realizar inspeções periódicas quanto à integridade do invólucro, e assim garantir que os produtos mantenham-se protegidos, principalmente para que não venham a ficar expostos.
Assim também, o bom estado das embalagens permite identificação mais fácil do seu conteúdo.

5 – Determinar Posicionamento das Mercadorias
No armazenamento de cargas é crucial determinar o posicionamento das mercadorias conforme alguns aspectos que vão desde peso, tamanho, e necessidades especiais de acondicionamento.
Com isso, obtém maior facilidade na movimentação no depósito e também no transporte, além do que, propicia na identificação dos produtos e colabora no manuseio entre as diferentes fases da operação.

6 –Uso de Tecnologia
Assim como ocorre em diversas áreas o uso da tecnologia também é indispensável para o armazenamento de cargas. Com o propósito de gerar maior segurança e agilidade no que diz respeito à tomada de decisão, do mesmo modo, visa outros elementos como a identificação de produtos, no auxilio a atividades internas e externas, reduzir possíveis erros, entre outros.
Por essa razão, é recomendado uso de equipamentos tecnológicos com a finalidade de ampliar a eficiência logística.

7 – Controle de Espaços Vazios 
Espaço vazio em armazéns é visto como desperdícios de áreas funcionais e também financeiros, por isso que a eficiência deste setor é relacionada especialmente ao aproveitamento dos espaços disponíveis nos centros de distribuição.
Logo, deve-se buscar pelo máximo rendimento funcional do armazém, aproveitando cada espaço disponível para o acondicionamento das mercadorias e outras operações internas.

Diante disso, o cuidado com armazenamento de cargas nos centros de distribuição é significativo, a fim de conservar a qualidade e eficiência dos negócios, otimizando todas as etapas das operações.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


Trans Tour, referência em soluções logísticas personalizadas com qualidade, segurança e inovação.

Categorias