Entenda como Funciona a Gestão de Facilities

12 de fevereiro de 2021

O serviço de Facilities nada mais é que a aplicação de mão-de-obra especializada e dedicada dentro de uma empresa, ou seja é a famosa terceirização. Desse modo, reúne um conjunto de serviços e valores, os quais podem até mesmo reduzir custos e aprimorar a qualidade global da organização.

Mas, o que quer dizer Facilities? O termo Facilities está relacionado aos serviços de infraestrutura como limpeza, segurança, manutenção, entre outros, que possam facilitar os processos diários. Geralmente, conhecido por serviços gerais, Facilities é de extrema importância ao trabalho diário, já que garante qualidade de vida aos funcionários.

De acordo com a International Organization for Standardization – ISO, Facilities é definido como função organizacional que integra as pessoas, lugares e processos, tendo como objetivo principal melhorar a qualidade de vida das pessoas e ainda também a produtividade da empresa.

Sendo assim, esta é uma área responsável pelas atividades de suporte e de infraestrutura, ou seja, trata-se da organização dos espaços, higiene, conforto, funcionalidade e segurança.

A saber, o intuito da gestão de Facilities é coordenar o ambiente dentro da empresa por completo. Oferecendo suporte nas atividades principais, além de prestar auxílio aos usuários, a fim de assegurar o funcionamento das atividades que ocorrem na organização.

Neste contexto, essa gestão contempla diversas áreas, devido a isso são oferecidos inúmeros serviços em contrato de Facilities:

  • Seleção de materiais, logística e armazenagem;
  • Suporte administrativo;
  • Recursos audiovisuais;
  • Limpeza técnica e industrial e higienização;
  • Conservação de áreas externas e limpeza de fachadas;
  • Jardinagem;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Segurança pessoal e escolta armada;
  • Vigilância eletrônica e patrimonial;
  • Recepção e atendimento;
  • Recrutamento e seleção, dentre outras.

Há diversos benefícios dessa gestão para uma empresa, sendo como principal proporcionar aos usuários, maior conforto e segurança. Ainda também, possibilita a concentração de esforços nas suas atividades principais. Dessa forma, os colaboradores estarão focados apenas em produzir o que realmente venham gerar valor a empresa.

Além desses benefícios outros que podem surgir são, por exemplo, a realocação de recursos em outras áreas como vendas, marketing, customer success, entre outros.

Com a gestão de Facilities permite foco maior no objetivo da empresa, e isso ocorre independente do negócio. Há melhoria na execução das atividades, em todo seu desenvolvimento e reduz o tempo gasto em cada demanda.

Entre outras vantagens estão a redução de custos, simplificação de processos burocráticos, menor investimento em gestão de equipe, redução de custos com tecnologia e equipamentos, flexibilidade de pessoal e qualidade de trabalho.

Por outro lado, existem ainda as desvantagens na terceirização de Facilities como a ausência de sinergia, já que o serviço é feito por uma equipe externa; responsabilidade solidária, divisão de responsabilidade trabalhista entre as empresas contratante e a prestadora de serviço; e a falta de supervisão, a falta de clareza sobre quem é o responsável pela supervisão do trabalho pode gerar falhas.

Afinal, as vantagens da gestão de Facilities são bem significativas principalmente frente às desvantagens. Por isso, a terceirização na maioria das vezes pode valer muito à pena, por essa razão tem se tornado uma tendência mundial e crescido cada vez mais.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


Trans Tour, referência em soluções logísticas personalizadas com qualidade, segurança e inovação.

Categorias