Transtour Elenca 6 cuidados no Transporte de Equipamentos Hospitalares

20 de abril de 2021
equipamentos hospitalares

Certamente a logística e o transporte de equipamentos hospitalares é um dos maiores desafios para o setor. Isso porque se tratam de materiais mais sensíveis e com uma série de regras que visam garantir sua qualidade e segurança.

Sendo assim, é preciso ter controle eficiente deste processo, pois caso contrário pode ocasionar em desvios de qualidade dos produtos. Dado que em geral este transporte é realizado para hospitais, postos de saúde, drogarias e farmácias, por exemplo.

Diante disso, a Transtour elencou 5 cuidados no transporte de equipamentos hospitalares confiram a seguir e saiba tudo.

1 – Dispor das autorizações obrigatórias

Primeiramente é imprescindível dispor das autorizações que são obrigatórias segundo a ANVISA. Como por exemplo, é necessário obter uma AFE (Autorização de Funcionamento da Empresa), e caso transporte materiais diferentes existe uma AFE para cada tipo de material.

Assim sendo, quem transporta medicamentos e saneantes possui uma AFE, mas se ele também transporta produtos ou correlatos para saúde precisa ter outra autorização.

Em relação a medicamentos de controle especial, é preciso adquirir uma AE (Autorização Especial), além de contar com o acompanhamento de um profissional farmacêutico durante o transporte.

2 – Armazenamento de acordo com a legislação

O armazenamento dos materiais tanto no almoxarifado como no transporte precisa seguir certos cuidados especiais. Visto que é crucial preservar a qualidade dos produtos, lembrando que as regras são definidas conforme o sistema de instalação e o layout adotado.

Por essa razão, dispor de local climatizado de acordo com os produtos armazenados é imprescindível. Além disso, é extremamente importante identificar os materiais conforme sua fragilidade, combustilidade, volatização, oxidação, intoxicação, entre outros.

3 – Seguir especificidades do fabricante

A saber, além de todos esses cuidados, é essencial seguir cuidados próprios da fabricante direcionados ao transporte de materiais hospitalares. Tais cuidados são especificados nas embalagens dos produtos, inclusive alguns sofrem alterações conforme suas características.

4 – Protocolos bem definidos

É fundamental possuir protocolos bem definidos de recebimentos e conferências. No caso do recebimento deste tipo de material ocorre em quatro fases: entrada de materiais, conferência quantitativa, conferência qualitativa e regularização.

Quanto à conferência, ocorre de forma quantitativa e qualitativa. A quantitativa certifica se a quantidade de materiais declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde à quantidade recebida. Já a qualitativa garante a adequação do material ao seu fim, a partir da análise de qualidade feita por meio de uma inspeção técnica.

5 – Crie manual de boas práticas

As empresas que atuam neste segmento precisam ter um manual de boas práticas, já que os procedimentos necessários garantem qualidade durante todo processo.

Desse modo, o manual precisa ser de conhecimento de todos os colaboradores da empresa, para que entendam todas as normas impostas. Sendo que tudo isso deve está de acordo com as normas e legislações vigentes.

6 – Realize treinamentos constantes

O manual de boas práticas deverá conter todas as informações necessárias para que os colaboradores possam compreender a legislação. Por isso é recomendado treinamentos frequentes a fim de conscientizar a todos da necessidade de seguir a risca o manual.

Só para exemplificar, alguns assuntos que deverão ser abordados são:

  • Controle de temperatura e umidade;
  • Autoinspeção do sistema de qualidade;
  • Qualificação de fornecedores;
  • Conservação,
  • Limpeza e manutenção de equipamentos;
  • Controle de pragas;
  • Macrofluxo de trabalho;
  • Sistemas de qualidade;
  • Vestuário e conduta; dentre outros.

Portanto, esses são alguns dos cuidados importantes que se deve ter no transporte de equipamentos hospitalares. Os quais são de extrema importância seguir com o intuito de garantir qualidade e segurança dos produtos durante todo processo.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


Trans Tour, referência em soluções logísticas personalizadas com qualidade, segurança e inovação.

Categorias