TransTour elenca 8 benefícios da terceirização na logística

30 de julho de 2020

Da redução dos custos à otimização das operações, a terceirização delega responsabilidades a quem está preparado para executá-las com excelência

Segundo o Wikipédia, terceirização (outsourcing ou externalização) é uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa privada ou estatal transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos,  economizando recursos e desburocratizando a administração para as empresas. Em alguns contextos distingue-se terceirização de outsourcing. Geralmente, ambos os conceitos estão intimamente ligados à subcontratação.

Mas como e onde alocar serviços terceirizados nas operações logísticas?

Primeiro identificando atividades que tomam muito tempo na gestão do negócio e que mesmo assim, não apresentam resultados satisfatórios. Certamente tem uma empresa com profissionais, totalmente capacitados, para fazer melhor. Pode ser em atividades como de transportador, auxiliar de logística, ajudante de carga, empilhador, profissional de armazenagem, segurança, limpeza e muitas outras que são consideradas como facilities, que na tradução literal significa “facilidades” e se refere a tudo que vem para facilitar os processos do dia a dia da empresa, mesmo sem ter ligação com sua atividade fim.

Com a expertise comprovada em facilities, a TransTour aliou essa especialização à tecnologia para oferecer soluções que facilitam as operações de seus clientes, com segurança e eficiência. Confira as vantagens da terceirização para a logística:

1 – Reduz os custos operacionais

Contratar mão de obra especializada pode reduzir consideravelmente os custos operacionais na logística. Há especialistas que indicam algo em torno de 40%!

Com a operação de alguns processos terceirizados, a empresa economiza com o fim do desperdício de produtos e equipamentos. Sem contar na redução significativa dos custos com questões trabalhistas, como troca de mão de obra, recolocação de outra no caso de um afastamento ou rescisões.

Essa economia permite uma melhor previsibilidade dos custos mensais e o planejamento de investimentos futuros no negócio.

2 – Auxilia no planejamento de estratégias mais eficientes

Terceirizar setores dentro das operações logísticas, além de gerar economia ajuda no planejamento estratégico das empresas.

Isso porque a organização pode se focar com mais propriedade às questões que envolvem a entrega da mercadoria, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de modo seguro.

Esse modalidade de operacionalização pode criar vantagens sobre os concorrentes, pois aumenta a produtividade e a competitividade da empresa.

3 – Promove a otimização dos processos

Com a terceirização os processos tender a ser melhores executados. Promove, por exemplo, um transporte maios eficiente, seguro e rápido, sempre fiel às exigências do mercado e, importante, a um valor justo e competitivo.

Otimizar os processos logísticos é altamente vantajoso, pois além de economizar tempo e dinheiro, possibilita que a empresa mantenha um controle simp3lificado e eficiente dos custos e trabalhos, de cada atividade.

4 – Favorece o know-how logístico da empresa

Quando opta pela terceirização dentro das atividades logísticas, a empresa escolhe quem pode fazer o melhor, corrigindo as falhas, padronizando os processos e implementando melhorias.

Mesmo porque as empresas que entregam esses serviços são constantemente avaliadas pelos parceiros e contam com atualização periódica de seus profissionais, como faz a TransTour.

5 – Possibilita o aproveitamento de equipamentos e tecnologia

Ao se contratar um parceiro especializado em atividades de logística é preciso se certificar que ele possui os equipamentos específicos para as atividades a que se propõe. Um parceiro terceiro que tenha todos os equipamentos necessários certamente facilitará, e muito, o trabalho da sua empresa, já que não se fará necessário investir na compra e manutenção desses itens.

A tecnologia do parceiro também pode ser utilizada pela empresa contratante, mesmo porque as empresas que realizam essas atividades estão sempre atualizadas com as tecnologias mais avançadas e com a infraestrutura mais adequada do mercado.

6 – Ganho de tempo = maior produtividade

Quando uma empresa contrata uma terceira, deixa de executar atividades que não são primárias no seu negócio. Com isso, a empresa terá mais tempo para se dedicar na excelência de suas operações, o que resulta em mais competitividade e mais lucro.

7 – Profissionais mais qualificados

Com a terceirização a empresa ganha mais qualificação. Todos os profissionais destacados para as atividades têm a garantia de especialização, seja qual a for a sua área.

A presença dessa mão de obra qualificada serve de incentivo inclusive, para tirar da zona de conforto outros profissionais que poderiam imprimir maior qualidade às suas atividades.

8 – Ganhe mais eficiência

Dentro do processo logístico a etapa que talvez mereça mais atenção e tenha maior visibilidade é a entrega do produto para o cliente lá na ponta. E, nesse sentido, a terceirização pode trazer mais eficiência ao setor, com as entregas chegando em perfeito estado e no menor tempo.

Com essa solução o contratante delega a responsabilidade ao parceiro terceiro fazer o melhor, com segurança, pelo melhor caminho e no prazo. E vamos combinar, no final é isso que importa para o cliente.

Portanto, uma boa pesquisa o levará até a TransTour, empresa de know-how reconhecido, que investe constantemente para manter o mais alto nível de profissionalismo e modernização para que os resultados da terceirização logística sejam mais do que satisfatórios e te surpreenda.

 


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


Trans Tour, referência em soluções logísticas personalizadas com qualidade, segurança e inovação.

Categorias