Um bom atendimento é essencial para o sucesso da logística

22 de setembro de 2020

Não basta oferecer o melhor serviço, com prazo e qualidade, se o atendimento não encantar o cliente

Na logística é importante ficar atento a todos os detalhes, qualquer atividade deve ser planejada e executada com todo esmero e atenção, visando a otimização da operação e a automação dos processos, com o foco na redução dos custos e o mais importante, na satisfação do cliente.

Um cliente satisfeito é aquele encantado com os serviços oferecidos pela empresa, que antes de qualquer coisa, é bem atendido. O bom atendimento é fundamental para que a empresa de logística tenha a oportunidade de mostrar o que faz de melhor, manter os seus clientes e conquistar novos parceiros.

No mercado competitivo atender melhor é um diferencial

O setor de logística, no Brasil e no mundo, é altamente competitivo, com empresas oferecendo estrutura, recursos físicos e tecnológicos bem parecidos. É nesse momento que o bom atendimento se torna um diferencial de suma importância de um valor muito apreciado.

As empresas que têm um bom atendimento costumam ser mais eficazes em suas vendas e pós-venda, pois dão ao cliente aquilo que ele busca: personalização e exclusividade. E, para conquistar esse diferencial é preciso investir e valorizar o profissional dedicado a essa tarefa, tendo sempre em mente que quando um cliente é bem atendido não há o que o faça a mudar de ideia em relação a empresa de logística, contribuindo assim para melhorar ainda mais sua reputação

Mais três motivos para investir na otimização do atendimento: 

Primeiro motivo – quem atende bem fideliza o cliente

Isso mesmo, bom atendimento gera fidelização. A empresa de logística que ofertar, além de excelência em seus serviços, um atendimento primoroso, eliminará qualquer possibilidade de ver seu cliente migrar para a concorrência. Lembre-se sempre que o cliente quando valorizado, retribui valor o seu negócio!

Segundo motivo – aumenta a credibilidade e confiança

Duas características certamente impulsionam os negócios logísticos: credibilidade e confiança. Parecem a mesma coisa, mas não são, embora se complementem. A confiança não é criada por decreto ou slogan, mas por meio de ações concretas, tomadas todos os dias em todos os níveis da empresa, inclusive no atendimento. É conquistada por meio de atitudes, ações acertadas, proativas e continuadas. Já a credibilidade é uma combinação de caráter e competência, que também podem ser transmitidos por meio de um atendimento otimizado, objetivo, respeitoso e esclarecedor.

O bom atendimento é um dos principais alicerces para se estabelecer uma relação de confiança e credibilidade.

Terceiro motivo – aumenta os lucros da empresa

Implementar um bom atendimento não é custo, é investimento. E comprovadamente tem reflexo no aumento dos lucros, pois impacta diretamente no tempo de relacionamento do cliente com a empresa de logística, conhecido como lifetime value (ou valor do tempo de vida, na tradução livre). Isso quer dizer que quanto mais tempo o cliente passa se relacionando com a empresa de logística, mais ele contratará os seus serviços e mais recomendará a empresa, gerando assim mais retorno financeiro.

Quatro dicas para melhorar o atendimento na logística:

Primeira dica – Invista em tecnologia

O investimento em tecnologia de ponta é a forma mais eficiente de agilizar os processos internos e fomentar uma cultura digital na empresa, onde os diversos recursos tecnológicos estejam integrados e servindo de apoio à força de vendas e de atendimento.

Com os recursos certos e a vontade de ser diferente das demais empresas de logística, o bom atendimento se torna algo natural, criando relacionamentos duradouros com clientes e promovendo uma verdadeira cultura de qualidade. Por isso atender bem é tão importante.

Segunda dica – Invista nos profissionais

Essa é uma dica valiosíssima. Ninguém quer ser atendido por um profissional despreparado, que não sabe o que a empresa oferece nos mínimos detalhes, desmotivado e sem vontade.

O profissional de atendimento precisa de atualização constante e o máximo possível de vivência nas diversas áreas operacionais da logística. Precisa ser valorizado para transmitir esse valor ao cliente.

Lembre-se que ele é o primeiro contato de quem oferece os serviços com quem quer contratar e, nesse caso, a primeira impressão é sem dúvida, a que fica.

Terceira dica – Saiba lidar com as reclamações

O atendimento não se dedica apenas a dar informações dos serviços prestados ou encaminhar os potenciais clientes aos departamentos específicos da empresa. Atender também é estar disposto a lidar com as reclamações e possíveis insatisfações.

Lembre-se que as reclamações são inevitáveis no setor logístico e o que define o sucesso de uma empresa é a sua capacidade de lidar com elas. Faça do limão uma limonada e transforme esses momentos em oportunidades para melhorar e fidelizar o cliente. E mais uma vez, o profissional de atendimento tem um papel fundamental.

Quarta dica – Deixe seus principais clientes sempre por perto

Mais uma vez o atendimento é protagonista. É com esse recurso que os clientes mais valiosos podem ser mantidos sempre por perto e a proatividade é uma ferramenta valiosa para esse fim. Mesmo já fidelizados, é importante que sejam sempre contatados, para que se avalie o grau de satisfação e que sejam ofertadas condições especiais, se necessário. Lembre-se que conquistar clientes fieis é uma tarefa difícil, mas mantê-los é um exercício diário e continuado.

A Trans Tour é uma empresa especialista em soluções logísticas e facilities com três décadas de experiência no setor de transporte. Toda essa expertise lhe rendeu a posição de empresa que não transporta e entrega apenas mercadorias, equipamentos hospitalares, fármacos e cargas gerais, também oferece um atendimento otimizado, especializado e personalizado, pois sabe que só entendendo o cliente pode lhe oferecer o melhor.


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