Veja e entenda como funciona as Técnicas PICKING e PACKING

21 de junho de 2021
PICKING e PACKING

Em geral, quem trabalha com transporte de carga preocupa-se com as possíveis chances das mercadorias sofrerem avarias durante o traslado de entrega. Além disso, outro fator importante que chama bastante atenção é relacionado ao envio de produtos diferente do pedido feito pelo cliente ou consumidor final.

E estes são problemas que infelizmente ocorrem, mas que precisam ser evitados, já que fabricantes, distribuidores e varejistas têm a oportunidade de utilizar dois conceitos importantes: picking e packing.

Assim sendo, tratam-se de processos de separação que ocorrem nos centros de distribuição da indústria e do varejo. São etapas cruciais para encantar e fidelizar clientes, embora seja uma operação complexa, a adoção de técnicas como essas torna-se imprescindível para que o produto chegue ao seu destino corretamente.

Por essa razão, para entender melhor sobre essas técnicas, a seguir explicaremos sobre como funciona o picking e packing, e qual a diferença entre eles.

O que é Picking?

O Picking é um dos principais processos logísticos, uma vez que é nesta fase que acontece a separação e preparação dos pedidos de vendas. Além do mais, é onde ocorre a coleta dos produtos no estoque, tendo como principal objetivo realizar a entrega dos produtos em perfeitas condições.
Assim também, quando há uma separação cuidadosa das encomendas pode garantir a fidelização dos clientes. Isso porque com a automatização desse processo, torna-se até mesmo importante diferencial competitivo. Por isso, diversas empresas logísticas têm investido nesse tipo de técnica.

A saber, existem diversos métodos de separação do Picking, como por exemplo
picking discreto — separação feita por pedido, em que o funcionário executa um processo por vez, do início ao fim;

picking por zona — é a separação dividida por zona de estoque, e cada colaborador fica responsável por apenas uma unidade de manutenção do estoque;

picking por lote — essa separação divide o estoque por lotes, cada colaborador se responsabiliza por um lote, que é composto por vários SKUs;

picking por onda — separação realizada conforme as SKUs contida no pedido, cada funcionário se responsabiliza por apenas um SKU, porém, há o intervalo de tempo determinado para isso, o que evita o acúmulo de pedidos.

O que é Packing?

Em relação ao Packing, trata-se do processo de embalagem do produto antes que ele seja enviado ao consumidor final. Logo, essa é uma etapa fundamental no serviço de envio de mercadorias no transporte de cargas fracionadas. Dado que nesse tipo de transporte são enviadas cargas pequenas e que exigem acomodação eficiente para que a entrega seja feita com toda segurança necessária.

O packing pode ter diversos objetivos, entre os principais estão a unitização dos pedidos, manutenção de qualidade do produto, prevenção de furtos e roubos a partir da descaracterização de embalagens originais.

E assim como ocorre no picking, também existem alguns métodos na técnica packing, como:
Enchimento solto – O produto é colocado em uma caixa maior com alguns materiais de proteção como espuma, papel ou bolinhas de isopor;

Calçamento e escoramento – A embalagem é calçada e escorada com material resistente, o qual é usado para proteger partes específicas da encomenda;

Envolvimento – Os materiais de proteção envolvem por completo as unidades da encomenda, sendo comum de materiais como a utilização de plástico bolha, encaixes de isopor ou embalagem inflável;

Revestimento moldados – Os revestimentos são feitos especificamente para o produto, encaixando-se perfeitamente no item ou embalagem.

Ou seja, a utilização de picking e packing permite prever quais são os problemas existentes a fim de buscar soluções rápidas e eficazes. Já que eles são responsáveis por garantir a integridade do produto e possibilitam que sejam entregues de acordo com a solicitação do cliente.

Afinal, com as técnicas picking e packing, os processos logísticos e principalmente a etapa da entrega são executadas com maior eficiência. Como resultado disso, há uma redução na devolução de produtos e assim garante nível elevado de satisfação dos clientes.


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